[Resenha] Feios-Scott Westerfeld


"Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre."

Série: Feios(Uglies)
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Lançamento: 2012



Nem uma operação feita em Circunstâncias Especiais, ou uma ordem da Dra. Cable, me faria esquecer Feios! 


"Uma narrativa de tirar o fôlego"- Booklist



Em uma época como a que vivemos, onde a beleza é julgada para muitas pessoas, como o estereótipo mais importante, Scott aborda em "Feios", o quão ruim a mesma pode ser, em um enredo leve e surpreendente, o autor nos faz pensar, mesmo com um enredo fictício e futurista, alguns valores, que são desprezados, como o interior das pessoas.

Quantas vezes, não nos olhamos no espelho e nos achamos feios(as)? Ou, mesmo estando bonitos(as), achava- nos normais demais? Westerfeld, em seu quote diz- "Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio", será que isso também não ocorre em nosso mundo? Se pararmos para pensar, julgamos sempre o "normal", como simples, e acabamos buscando sempre mais, não é mesmo? Feios, nos faz refletir sim,sobre valores morais e atuais.

Agora o enredo... Já imaginaram um mundo, onde você seria aos 16 anos, submetido á uma cirurgia que, trocaria sua pele, olhos, ossos...Tudo? E que de alguma forma, sua personalidade? Esquecendo a última palavra, essa é a vida de Tally, uma jovem que prestes á completar 16 anos, acaba vendo o verdadeiro lado da Perfeição, e acreditem, não é tão perfeita, muito menos bonita assim. Tally, não vê a hora de completar 16, e se mudar de Vila Feia, á caminho de Nova Perfeição, encontrar Paris, seu melhor amigo, que á exatos 3 meses e 2 dias, havia se tornado perfeito. 
De início, tinha certeza do amor de infância desses dois, mas acabei mudando de opinião, o que acabei gostando com a sequência dos fatos. Se tornar perfeita, era o maior desejo de Tally, até que após umas de suas "travessuras", acabou conhecendo Shay, aventureira e destemida assim como ela, porém, que não havia sido tão corajosa, quando necessário.



A história me agradou bastante, por ser diferente dos livros que havia lido, e fugiu do "padrão", da maioria dos livros de hoje, estou cansada já, de histórias clichês e previsíveis, "Feios", saciou minha vontade por coisas novas, no momento, definitivamente. O enredo, pode parecer de início, até um pouco fútil, com toda essa história, de se tornar "perfeito", e que os normais são "feios", e devem se sentir assim. Mas ao momento em que, Shay entra, muda completamente o livro, pois apesar de Tally, gostar de suas travessuras, era extremamente conformada com a realidade, e agradou bastante o momento em que, ela caiu em si, e decidiu agir por si só. Shay não quer se tornar perfeita, pelo contrário, quer fugir e se juntar á outros feios, que tomaram a mesma decisão, o que Tally acha uma completa maluquice, se perguntando o porque de uma pessoa querer ser feia para sempre.

Ao decorrer da trama, conhecemos David, muito comentado por Shay, que acabou se tornando o meu preferido do livro, pelo jeito como foi feito, e como ele vê "através", de toda a normalidade, dos então "feios", vendo os mesmo por seus atos e...suas cicatrizes? é, suas cicatrizes. Vendo sua verdadeira beleza.

Ao decorrer dos fatos, Tally tem de tomar uma decisão importante, ao que no momento seria a mais importante de sua eterna vida como feia, ou ascensão aos perfeitos. Tendo de se aventurar, através dos limites de Vila Feia, indo até a então improvável, Fumaça, onde percebe como seu mundo é "falso", e quais são os verdadeiros e melhores valores da vida, e assim com ele a paixão.


Book Trailer(Galera Record):


 

Teaser Trailer(Galera Record):



Enfim, uma ótima narrativa, que sim, no início poderia ter uma introdução mais abrangente do espaço de toda a história, pois como já comentei é futurista. Os personagens, foram muito bem construídos, o enredo é empolgante e foge dos clichês e padrões, estabelecidos nos atuais livros. Fui com muita cede ao pote em Feios, e não me decepcionei, muito pelo contrário. E acaba com aquele gostinho de quero mais, te deixando com extrema vontade por Perfeitos a continuação. 


Toda a série: 

             

Super recomendo e boa leitura! :)

Image and video hosting by TinyPic
POSTAGENSNOVAS POSTAGENSANTIGAS Página inicial