[Especial Clássicos da Literatura] Memórias de um Sargento de Milícias


"Publicado entre junho de 1852 e julho de 1853, assinado por “Um Brasileiro”, que tinha a pretensão de narrar a atribulada vida de uma criança nascida no começo do século XIX. A obra tornou-se uma das principais produções literárias do Brasil do século XIX"

 Obra: Memórias de Um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida 
Editora: Martin Claret  
Lançamento: 2011 
Páginas: 216 
ISBN: 857232352x












Louvável 


Ao ouvirmos "literatura nacional", muitas pessoas querendo ou não, acabam tendo ojeriza sobre os mesmos, sei disso até porque até me encantar com Lucíola, também tinha uma certa aversão por tais livros. Não digo porque havia lido algum, e não tenha gostado. Mas devido a comentários sobre os mesmos, o que confirma exatamente como nós leitores somos, ao julgarmos obras, tais grandes obras, sem antes lê-las. 



Para você que quer começar a leitura de tais temas, Memórias de um Sargento de Milícias é uma ótima pedida, livro curto, de linguagem padrão, mas devido as situações de personagens, acaba sendo leve e extremamente fácil de ler. 
Promovendo uma leitura não tão cansativa, como outros. 


Manuel, narra seu livro, de forma tão esplendorosa, que nos faz entrar no livro, enfaticamente, nos tornando além de apenas espectadores dos atos, mas em diversas vezes nos fazendo refletir sobre valores morais, éticos e aquele típico:

 "Mas e agora, o que ele vai fazer?"

Extremamente detalhado, possui um enredo cômico, que nos transmite temas de muita seriedade de maneira reflexiva, porém, com certas paródias, que não fazem mal a ninguém, não é? 

Livros assim, me fazem ter orgulho de nossa literatura, obras como A Senhora, Lucíola, O Seminarista, me encantam e enriquece nosso território brasileiro, que vai muito além do futebol e carnaval, já que é para falar de frases clichês. Onde devemos exaltar mais autores como este, para assim sabermos valorizar preciosidades como essa, sem antes julgá-las. 

Enfim, um ótimo livro, leitura rápida, de poucas horas. Pelo menos no meu caso. Ótima pedida, ótimo livro, sem dúvida nenhuma, será um tempo muito bem gasto. 

Boa leitura 





Image and video hosting by TinyPic
POSTAGENSNOVAS POSTAGENSANTIGAS Página inicial